Estratégias para usar o WhatsApp nos negócios

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Estratégias para usar o WhatsApp nos negócios

Toda empresa que quer se manter viva e em crescimento precisar estar antenada as novidades do mercado. Com os avanços na área de tecnologia, a simples ação de enviar mensagem trouxe um dos aplicativos mais baixados e utilizados no mundo inteiro. Atualmente mais de 1 bilhão de pessoas utiliza o aplicativo no mundo inteiro, ou seja, a cada sete pessoas no mundo uma tem WhatsApp.

O aplicativo funciona de forma muito simples, porém pode ser uma excelente ferramenta para se destacar da concorrência. Com ele é possível enviar mensagens em diversos formatos, desde textos, áudios, vídeos, imagens. É possível também compartilhar arquivos de diferentes tipos como PDF, arquivos do pacote Office (Word, Excel, Power Point), entre outros arquivos com extensões que não podem ser abertas pelo app.

É possível também compartilhar sua localização e contatos da agenda do seu celular e fazer ligações por ele. Há ainda uma versão online para ser utilizada no computador. Tudo isso totalmente de graça, basta ter uma conexão com internet seja por 3G ou 4G ou via wifi.

O WhatsApp anunciou este ano que o serviço não cobrará mais taxas anuais. Isso porque, a única forma de pagamento após o primeiro ano de uso era através de cartão de crédito e muitos usuários não possuíam o mesmo, assim o WhatsApp decidiu fornecer o app gratuitamente.

Isso gerou uma explosão no número de adeptos ao aplicativo. O Brasil tem cerca de 100 milhões de usuários. Não é por acaso o seu sucesso, afinal ele oferece uma ferramenta de comunicação simples, ágil e extremamente confiável.

Suas conversas são todas criptografadas. É como se a mensagem enviada possui-se um cadeado e só você e o destinatário dela tivessem a chave para abri-la. Isso garante que só você e quem recebem a mensagem conseguem ler a mesma, nem mesmo o WhatsApp tem acesso a ela.

Crie um WhatsApp para seu negócio

Primeiro passo é criar uma conta no app exclusivo para uso da empresa. Hoje em dia a maioria das pessoas possuem Whatsapp e as empresas precisam se posicionar de forma correta nele também. Todos nós temos conta no Facebook, Linkedin, Insta, e as empresas estão presentes lá, porque com o WhatsApp seria diferente? Mas lembre-se utilize uma conta exclusiva para a empresa não misture os contatos dos clientes com os pessoais.

Após criar seu perfil para a empresa no app, planeje a forma que a ferramenta poderá ser utilizada dentro da empresa. Entre as mais interessantes vale destacar as seguintes utilidades:

  • Comunicação Interna na empresa
  • Relacionamento com o cliente
  • Suporte Técnico
  • Marketing e promoção

 

Comunicação interna

Você pode criar grupos exclusivos dos funcionários dentro da empresa. Grupo segmentados, por exemplo: um grupo somente do financeiro, um grupo dos recursos humanos, outro de marketing e por aí vai.

Você pode passar instruções e outros avisos pela ferramenta sem a necessidade de se locomover até o local ou ter que ligar ou mandar um e-mail para o líder do departamento. Você pode pedir para que encaminhem documentos e relatórios, o tamanho máximo permitido é de 100MB por arquivo.

Peça a colaboração do seu time para que o grupo seja exclusivo para tratar de assuntos da empresa, e que não vire um grupo generalizado. Estabeleça regras dentro desse grupo para que todos possam sair ganhando com ele.

Relacionamento com o cliente

O cliente pode entrar em contato com a empresa pelo app tornando assim o relacionamento personalizado e individual e quanto mais pessoal for o atendimento melhor. Todo cliente gosta de se sentir único.

Estabeleça um horário comercial para o uso do aplicativo. Deixe claro e visível para o cliente qual o seu horário de atendimento nesse canal. Você pode utilizar o seu status para informar isso.

Conforme for crescendo sua lista de contatos de clientes e ficar trabalhoso responder a todos pelo celular, você pode utilizar a versão para desktop online disponível aqui em WhatsApp Web.

Com a versão online é possível ter uma maior facilidade de uso da ferramenta, tornando ainda mais fácil sua comunicação com o seu cliente. Através desta ferramenta o cliente busca obter o que ela oferece de melhor, que é agilidade na hora de se comunicar. Então, procure responder o mais rápido possível, não deixe seu cliente esperar dois dias por uma resposta. Essa não é ideia central ao utilizar esse canal.

Uma empresa que utiliza o WhatsApp da forma correta consegue gerar melhores resultados em sua estratégia de vendas. Seja ágil, simples e confiável que colhera bons frutos.

Suporte Técnico

A possibilidade de nos comunicarmos instantaneamente com pessoas e empresas traz consigo inúmeras vantagens que já destacamos aqui.  Mas, quando precisamos ligar para o suporte técnico e pedir ajuda já temos a sensação de que vai ser algo desagradável.

Agora uma empresa que tem um suporte técnico via WhatsApp pode resolver em questão de minutos o problema. Se não resolve, pelo menos oferece um atendimento mais rápido do que as intermináveis ligações pro callcenter.

Claro que para determinadas empresas que recebem milhares de ligações seria inviável este tipo de comunicação. Mas para empresas que recebem número menor o aplicativo pode ser uma boa opção.

Marketing e Promoção

Se comunicar “cara a cara” é uma das grandes vantagens do WhatsApp. Você envia uma mensagem direta para quem quer ouvir ou ler a mensagem. É muito mais assertivo e preciso, diferente de outros meios.

Mas fique atento as boas práticas na hora de fazer promoções e divulgar seus serviços ou produtos. Algumas de destaque são:

Utilize materiais de divulgação de ofertas únicas e tenha uma rotina para envio que não perturbe seu cliente. Evite enviar mensagem todo dia, procure a frequência ideal para o envio.

Crie uma lista de contatos de clientes própria; (Peça para seus clientes que autorizaram receber suas mensagens salvarem seu número para não ser interpretado como spam)

Utilize grupos para um único propósito; (Crie grupos para divulgar sua oferta do dia, obter feedback ou compartilhar algo com sua audiência. Crie regras dentro do mesmo, não deixe que escape do foco principal).

Utilize listas de transmissões; (Listas de transmissões são melhores que grupos em muitos casos. Através da lista de transmissão você pode enviar mensagens em massa para todos os seus contatos, como se fosse uma mensagem única para ele).

Não faça SPAM: O item mais importante da nossa lista. Não envie mensagem para quem não autorizou receber, por isso, foque em obter o contato dos usuários. Você pode utilizar um post no Facebook pedindo para que eles salvem o número da empresa e enviem uma mensagem com os dados deles para você salvar nos contatos.

Conclusão 

Independente do canal de comunicação escolhido tente sempre escolher a melhor plataforma para interagir com seu cliente. Seja por WhatsApp ou Facebook, dê motivos para que ele queira continuar seguindo e ouvindo o que você tem a dizer. Cada plataforma terá uma forma de se relacionar com seu cliente estude ela e utilize ao máximo todos os seus recursos.

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