Como usar a publicidade online em seu negócio

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Como usar a publicidade online em seu negócio

Qual é o combustível que todo negócio precisa para se manter vivo? Os clientes é claro. Em épocas ruins, com recessão econômica, entre outras adversidades, conquistar uma clientela fiel não é tarefa fácil. Neste post falaremos como  a publicidade online pode lhe ajudar a conquistar novos públicos.

Afinal, o que é publicidade online? Quando se fala em publicidade nos lembramos das propagandas de TV, rádio ou revistas.  que lembram também de como alguns investimentos em meios de comunicação são salgados para o bolso do empresário.

Então qual seria a solução? Investir em publicidade online é muito mais barato, rápido e pode gerar resultados incríveis. Utilize seu site, suas redes sociais, entre outros meios de comunicação online para atrair mais clientes para seu negócio.

Então, por onde começar?

Onde seu negócio precisa estar?

Já tem um site ou uma página em alguma rede social? Qual é a estratégia utilizada?

O primeiro passo é arrumar toda a casa, faça um check-up geral. Como é seu site? Está atualizado? Tem uma estratégia de SEO bem defina? Seu negócio pode ser definido com palavras-chaves? Ótimo, faça pesquisa no Google e veja o que a concorrência anda fazendo e deixando de fazer.

Você já deve saber que você precisar estar onde seu cliente está. Existem milhares de redes sociais atualmente, procure identificar quais seus clientes e potenciais clientes estão e invista nela. Uma dica importante: Não invista em uma rede social só pelo fato de ela ser a nova moda do momento. Cada rede social tem um tipo de público predominante. Invista em uma rede social que tenha seu público alvo e que ele possa interagir com sua empresa, afinal, não adianta investir onde seus clientes não estão.  

Não sabe como escolher a melhor rede social para sua empresa? Clique aqui e saiba como escolher.

Os primeiros passos

Depois de investir um tempo atualizando seu site, encontrando boas redes sociais para atuação da empresa é hora de saber qual será o objetivo nessas mídias. Quer gerar mais visitas para o site? Mais pessoas interagindo com sua fan page? Mais pedidos de orçamento?

Digamos que você venda peças de carro e seu cliente busca informações por uma determinada peça. Se toda sua mídia digital estiver em ordem você aparecerá nos primeiros resultados de pesquisa. Assim, você poderá vender diretamente pelo site, ou dar informações úteis ao cliente sobre aquela peça e onde fica sua loja.

Existem duas formas de ficar nas primeiras posições no Google, organicamente e através de patrocínio.

A primeira foi o exemplo da peça, ocorre uma pesquisa no Google e você aparece para a pessoa que buscou. A segunda forma é utilizar o Google Adwords. Com essa ferramenta você poderá anunciar na rede de pesquisa do Google e na rede de display. Rede de Pesquisa: Alguém busca por alguma coisa, digitando as palavras específicas para aquilo.

Rede de display: Aqui o cliente está navegando pela internet sem fazer nenhuma busca, e você pode criar um banner com uma promoção e anunciar indiretamente para esse usuário, esse banner será exibido em sites de acordo com seu negócio.

Dica: Invista um tempo definindo suas palavras-chaves. Procure as que melhor definem seu negócio.

Nas redes sociais a conversa muda um pouco, você tem que saber o que vai funcionar melhor com seu público. Entregue sempre algo relevante para ele, para que possa haver engajamento.

Afinal, não adianta ter uma página com 100 mil curtidas, mas ninguém interagir com seus post.

Teste diversos formatos de posts, imagens, textos, vídeos, veja o que lhe traz mais resultados e invista forte nele.

Procure criar um bom relacionamento com seu público e se possível, crie uma estratégia para direcionar eles para seu site. Assim, você melhora sua posição nos mecanismos de busca.

Teste e avalie

Após por em prática tudo que o foi mencionado acima, avalie os resultados obtidos. Existem diversas ferramentas que podem avaliar o desempenho do seu canal de comunicação online.

No seu site você pode utilizar o Google Analytics. Ele dará informações sobre quantas pessoas visitam seu site mensalmente, quais páginas estão visitando, entre outros dados interessantes.

Suas redes sociais podem ser monitoradas com ferramentas como o Seekr ou a Fan Page Karma. Elas vão te dar informações valiosas sobre sua página e de seus concorrentes também.

No próprio Facebook existe uma aba chamada Facebook Insights e lá você pode conferir diversas informações úteis.

Crie o hábito de monitorar cada canal e ver se este vem crescendo. Procure sempre se relacionar da melhor forma possível com seu público e mude seus resultados

Dica Bônus

Uma estratégia que vem apresentando resultados muito satisfatórios é o e-mail marketing. Através dessa estratégia você pode conquistar mais clientes, interagir com eles, e gerar vendas.

Como obter os e-mails dos visitantes do meu site?

Você precisa criar uma landing page ou página de captura, onde oferece algo do interesse do seu visitante, em troca ele lhe fornece o e-mail.

Mas o que oferecer? Um newsletter com conteúdo, avisar de novos blog post, promoções, existem uma infinidade de ofertas.

Depois de obter o e-mail, crie um relacionamento. Envie conteúdo bom e útil para ele.

O segredo de uma boa estratégia de publicidade online é sempre testar e avaliar os resultados, você mesmo pode começar investindo uma modesta quantia, ou contratar uma agência especializada.

O mais importante de tudo é começar sua estratégia. Procure estudar as melhores práticas do mercado e sempre se atualizar com quem entende do assunto.

 

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