Como usar o Insta Stories para fins de marketing no instagram?

Voltar
Como usar o Insta Stories para fins de marketing no instagram?

Quais as vantagens para a empresa na utilização do Insta Stories?

  • A funcionalidade promove o aumento da frequência da utilização do Instagram. Ou seja, mais sua marca será vista!
  •  
  • A empresa pode publicar várias vezes por dia sem sobrecarregar o feed dos usuários e se tornar cansativa.
  •  
  • A empresa tem a chance de criar uma ligação e relação mais estreita com os seus seguidores.
  •  
  • Possibilidade da marca manter fotografias bonitas e elaboradas na galeria, mas partilhar cliques espontâneos no Stories.
  •  
  • A empresa pode fazer muitas publicações por dia sem ser prejudicada pelo algoritmo do Instagram (Stories aparecem sempre por ordem cronológica, enquanto fotos da galeria são exibidas com base no filtro de relevância feito pelo algoritmo da plataforma).

 

Como usar o Insta Stories para fazer marketing no instagram?

Para as marcas alcançarem o resultado esperado, é importante que as Stories se diferenciem da galeria principal. Mas, independente de qual for seu ramo, opte sempre pela simplicidade do conteúdo. Simplicidade com qualidade! Uma ferramenta para publicar vídeos e fotos que duram apenas 24 horas e sem limite de postagens pede por bom humor e informalidade, certo? Aproveite o objetivo da ferramenta e mostre mais do dia-a-dia do negócio, interaja com o público e faça com que se sintam parte do universo da empresa.

Por exemplo, se você é fotógrafo, porque não dividir um pequeno making off de uma sessão? Se você tem uma agência de publicidade, que tal fotos da equipe no meio do processo criativo? Se você tem uma loja, porque não mostrar looks e fazer promoções relâmpagos? Além de tudo, o Instagram apresenta a possibilidade de saber quem realmente está vendo e interagindo com seus conteúdos. Fique atento a isso! Assim é mais fácil conhecer seu público e o que gostam, criando conteúdos cada vez mais adequados para seus potenciais clientes e melhorar ainda mais seu marketing no instagram.

Anúncios: por enquanto, apenas perfis verificados conseguem atribuir um link para uma história. Enquanto a plataforma não disponibiliza isso para todas as cotas, você pode informar seu público que o endereço de algo que você citou na História (como uma promoção ou indicação, por exemplo) está na “bio” da sua página.

Dicas de como utilizar o Insta Stories de forma estratégica

Marketing no instagram

 

Regularidade

Poste com certa frequência e periodicidade. Pode ser todos os dias ou, pelo menos, toda semana. Crie um hábito! Aproveite também para testar horários diferentes e ver se isso influencia na quantidade de pessoas que visualizam suas publicações.

Identidade Visual

É muito bacana que as postagens sigam a cara da sua marca, use cores, formas e elementos da identidade visual do seu negócio! Tente também pensar em fazer algo único, que chame atenção em meio as outras Histórias e outras marcas.

Retorno ao público

Fique atento aos retornos de mensagem e sempre responda as pessoas que interagirem com a marca, assim poderá estreitar laços com possíveis clientes e saber também se eles têm interesse nos seus produtos e serviços.

Vídeos

Vídeos tendem a demorar mais para carregar e, assim, as pessoas acabam pulando-os antes. Por isso, use-o apenas quando tiver um conteúdo realmente legal (como cobertura de eventos e making off) e deixe-o o mais dinâmico possível.

Criatividade

Explore os recursos existentes: emojis, escritos, marcações, links, filtros, boomerang, etc. Criatividade é tudo! Lembre-se de fazer algo divertido e que chame a atenção, mas que seja coerente com a marca.

Quantidade de informações

Cuidado com a quantidade de caracteres! Cada imagem aparece ao usuário por apenas alguns segundos, por isso evite poluir a foto com textos e informações demais, pois a maioria não vai conseguir absorver a tempo. Pense em como resumir a informação que você quer passar em poucas palavras. Ou divida a mensagem em mais de uma postagem.

Assuntos relevantes

Além de divulgar os seus produtos e serviços, preocupe-se também em oferecer conteúdo que interesse aos seus seguidores. Poste sobre uma novidade do setor ou sobre um evento que a equipe está participando, por exemplo.

Atenção às especificações!

  1. Não há tamanho mínimo para vídeos, mas eles podem ter no máximo 15 segundos de duração. As fotos, por sua vez, serão exibidas por apenas 5 segundos, como padrão da própria plataforma.
  2.  
  3. As proporções de fotos e vídeos devem estar em 9:16 para acompanhar a tela dos smarthphones, com resolução recomendada de 1080x1920 pixels.
  4.  
  5. Os vídeos devem ser MP4 ou MOV e ter no máximo 4GB, enquanto as fotos precisam estar em JPG ou PNG e ter até 40MB.
  6.  

 

DICA EXTRA! Como agendar publicações para o Insta Stories

Se você não quer compartilhar apenas cliques do momento, e sim conteúdos produzidos em outros horários ou mesmo imagens e artes feitas exclusivamente para o Stories de forma mais elaborada, você pode agendar as publicações Insta Stories. Uma das melhores maneiras de se fazer isso é usando a plataforma mLabs, que permite você agendar e publicar seu conteúdo sem a restrição das 24 horas. A operação pode ser feita via computador desktop.

  • Acesse mlabs.com.br
  •  
  • Cadastre-se e faça o setup da sua conta do Instagram
  •  
  • Clique em “Agendamento” no menu superior
  •  
  • Clique em “Agendar post” no botão vermelho da tela
  •  
  • Escolha o canal Instagram e logo em seguida cheque a opção Instagram Stories logo abaixo da caixa do texto do post
  •  
  • Clique no botão “Fotos / vídeos” para fazer upload do seu arquivo
  •  
  • Defina a data e hora da publicação e salve!

 

Avaliação de Marketing Digital

Imagens relacionadas

Voltar
Carregando...
Top