Marketing personalizado – um jeito nada novo mas muito importante de se comunicar

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Marketing personalizado – um jeito nada novo mas muito importante de se comunicar

Precisamos ser sinceros, todo esse papo de personalização de marketing não é nada novo. Na verdade, o conceito surgiu em 1978 quando Lester Wuderman, criador do marketing direto, acreditou que mesmo a comunicação de massa poderia ter linhas mais dirigidas a partir da coleta de dados dos consumidores.

Apesar de já adulto, o conceito continua sendo um dos principais pilares da comunicação empresarial como foco em resultados. E obviamente que com os novos recursos tecnológicos e o marketing digital ficou mais fácil aplicar a personalização.

Esse avanço está ligado diretamente a assertividade das ações e a mensuração dos resultados. Mas, apesar do suporte tecnológico ainda é uma tarefa complexa personalizar conteúdos. Isso porque a individualidade, neste caso, está ligada a uma única pessoa e não a um grupo determinado.

A estratégia do marketing personalizado exige que o consumidor acredite que a ação foi feita sobe medida para ele. Que sua experiência com a marca, seja por serviço ou produto, seja única e assim, fidelize sua preferência. 

Hoje, cerca de 95% das organizações B2B buscam segmentar seus conteúdos com base no perfil de seu público. Com o avanço do marketing para Business to People, ou Human to Human, o número deve ganhar ainda maior expressividade.

Mas sabemos que dados não são informações. É preciso que a interpretação dessa base e de todos os elementos levantados sobre o individuo seja tão eficiente quanto a produção das campanhas. Conhecer a preferência, os hábitos, o que eles buscam, o que lhes comove, o que lhes traz alegria ou o que os irrita parece tarefa difícil, mas a tecnologia está ai para ajudar. O grande conselho é apenas segmentar as informações e fazer um cruzamento de dados eficientes.

Vale ressaltar que é fundamental que essa busca por informações dos usuários respeite o direito de privacidade, afinal o objetivo é lhe dar uma experiência positivamente inesquecível.

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