O que é relevante em seu planejamento de marketing em 2017?

Voltar
O que é relevante em seu planejamento de marketing em 2017?

Perfil, preferências, conversões e engajamento. O planejamento de marketing digital já não é mais sobre números, metas ou indicadores. Esses dados ficarão ligados diretamente ao ponto mais importante do marketing para 2017: as pessoas.

Essa conexão é simples, mas também bastante pragmática. Ela precisa considerar que tudo mudou radicalmente. O mundo digital faz parte não só da comunicação, mas das atividades de rotina dos consumidores. É esse novo perfil que tem exigido renovação das indústrias, dos varejos e serviços. Então, é fundamental que as estratégias de marketing considerem esta evolução.

Como bons empreendedores sabemos que um bom planejamento terá incorporado as metas, as ações para isso, seus responsáveis e as verbas necessárias. Mas, o segundo passo, a definição das ações, é que exigirá criatividade extra. Tanto agências quanto clientes precisaram considerar um novo modelo de negócios: o Business to People. Tudo se resumirá a criação de experiências novas e diferenciadas aos consumidores, independente da área de atuação.

Mas então, o que será relevante no planejamento de marketing para o próximo ano? Para nós o ponto estratégico estará em desenvolver menos ações com maior foco estratégico. Fazer mais com menos, incluindo investimentos.

Sabe-se que a economia tem andado a passos lentos, quando anda, então é preciso que os investimentos sejam assertivos. Nesse caso, outro ponto é fundamental: a empatia.

A palavra foge apenas das ações sociais, agora ela parte para o marketing com peso e força. Se colocar no lugar do cliente será essencial para entender que tipo de informação ele consumirá, que impacto ela terá sobre ele e se essa experiência trará o resultado desejado.

Não estamos dizendo que o planejamento tradicional não é válido. Certamente, cada ponto deverá ser revisto para garantir uma boa comunicação, mas a receita do bolo já não existe. Será preciso sair do mais do mesmo.

Resumindo seu planejamento deve considerar como essencial: conhecer o perfil do consumidor, realizar menos ações com mais assertividade, aplicar empatia e criatividade nessas ações e principalmente, fazer tudo isso com uma equipe coesa e com conhecimento técnico.

 

Imagens relacionadas

Voltar
Carregando...
Top