5 Ferramentas gratuitas do Google para você utilizar na sua empresa

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5 Ferramentas gratuitas do Google para você utilizar na sua empresa

Ferramentas para serem utilizadas nas estratégias e ações de marketing digital da sua empresa é o que não faltam por aí, o que falta mesmo é compressão de que é necessário muito mais do que apenas conhecer a ferramenta, é preciso identificar qual será a função dela na sua estratégia. Uma chave de fenda tem a função específica de apertar ou soltar parafusos do tipo de fenda, não é? A chave Philips não serve para isso, porém, ela serve para os parafusos do tipo Philips. É assim com ferramentas de marketing digital, determinada ferramenta servirá para determinada ação.

O Google fornece dezenas de ferramentas e recursos para você utilizar no seu site, ou em campanhas de marketing online. Nós aqui na Adove utilizamos a maioria delas e decidimos reuni-las em um post para você entender um pouco melhor a utilidade de cada uma.

Google Analitycs 

É a ferramenta do Google mais conhecida e utilizada nos dias de hoje. É através dela que é possível coletar e analisar dados importantíssimos sobre os usuários que visitam seu site. Um erro muito comum dos que estão iniciando em um projeto online, é ficar apegado apenas a métricas como a quantidade de visitantes únicos que seu site recebeu, não que não seja uma métrica a ser acompanhada, mas do que adianta você saber isso e não ter conhecimento de quantas conversões esses visitantes geraram? É preciso ir a fundo na ferramenta, o próprio Google disponibiliza uma área para estudo da ferramenta. São 5 as áreas de relatórios que você obtêm através do GA: Tempo real; Público Alvo; Aquisição; Comportamento; Conversões. Algumas informações que o GA nos fornece: 

Visitantes em tempo real

Tecnologia utilizada

Engajamento social

Fontes de tráfego

As páginas bem classificadas

As palavras-chave bem classificadas

Fluxo de comportamentos

Pesquisa interna 

Metas de conversão 

 

Sem dúvidas o Google Analytics é uma das ferramentas de Clickstream (Analisam dados de navegação em seu site) mais completas do mercado. Claro, existem ferramentas pagas que podem suprir o que GA faz, porém, menosprezar todo o potencial dela pode ser uma grave negligência da sua parte se você acredita no poder que os dados têm.

Google Search Console 

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita que fornece dados e recursos de análise para ajudar a melhorar o desempenho do seu site na pesquisa do Google. É uma das melhores ferramentas disponibilizada pelo gigante das buscas. Através de um conjunto de ferramentas, que informam aos administradores do site, problemas com a indexação das páginas pelo Google, alertam se existem malwares no site ou se foi hackeado, sugere melhorias nas tags, melhorias do HTML, exibem informações sobre o trafego do site de uma maneira geral. Possuem 4 menus divididos com sub-menus: 

Aspecto de pesquisa; A maneira que o Google está lendo cada parte das suas páginas, seus títulos, descrições, imagens, etc… Abriga as informações sobre: Dados estruturados; Rich Cards; Marcadores de Dados; Melhorias de HTML; Páginas Aceleradas para dispositivos móveis;

Tráfego de pesquisa; aqui encontramos informações sobre o modo que as pessoas estão acessando o seu site, palavras chaves, links, etc. Sub-menus: Search Analytics; Links para seu site; Links Internos; Ações Manuais; Segmentação Internacional; Facilidade de uso em dispositivos móveis; 

Índice do Google; Nesta guia você pode ver como o Google anda indexando suas páginas, quais são as principais palavras-chaves que mais aparecem, URL’s removidas. Estão divididas em: Status do Índice; Palavras-chave do conteúdo; Recursos bloqueados e remover URL’s;

Rastreamento: Apresenta todos os dados relacionados aos robôs do Google, como erros de rastreamento, seus sitemaps, robots.txt entre outros. Sub-menus: Erros de rastreamentos; Estatísticas de rastreamentos; buscar como Google; testar robots.txt; sitemaps; Parâmetros de URL; 

Para acompanhar de perto como anda a saúde do site o Google Search Console é uma ferramenta indispensável e fundamental para que você possa posicionar melhor o site no maior mecanismo de busca do mundo.

Google Trends 

 

O Google Trends é uma das ferramentas mais queridinhas para quem trabalha com conteúdo, através dela é possível mensurar o volume de busca do termo que você quiser, descobrindo padrões ao longo do tempo. A principal vantagem dessa ferramenta é encontrar tendências e assim ficar a frente de seus concorrentes. Como? Digamos que surja uma novidade no seu mercado, você pesquisa no Trends e nota que está havendo um crescimento repentino nas buscas por esse termo, você pode criar um post blog completo falando sobre o tema, quando digo completo quero dizer com conteúdo útil e de qualidade. 

Para pesquisar tendências é muito simples, são basicamente 5 passos a serem seguidos:

Adicionar o termo de pesquisa: Marketing Digital

Adicionar o local: Brasil – Santa Catarina

O período: Últimos 12 meses

Escolher a categoria: Internet e telecomunicações 

Tipo de pesquisa: Pesquisa na Web

O resultado será este aqui: 

Note que os números variam de 0 a 100, sendo quanto mais próximo de 100 maior será a popularidade de um determinado termo, quanto menor o pico, menor a sua popularidade e assim por diante. Podendo até se inscrever na ferramenta para receber atualizações sobre determinado termo se ele vem crescendo ou diminuindo. Você pode ainda adicionar comparações para saber quais termos são mais populares que outros, como por exemplo “Google Adwords x FacebookAds”. 

Parece que o pessoal tem mais interesse em anunciar na rede de pesquisa e display do Google do que no Facebook. Fique de olho nos próximos artigos, em breve faremos um artigo super completo sobre o Google Adwords. Voltando a falar sobre o Trends, nele você consegue explorar os vídeos que estão em alta no Youtube também e talvez uma das opções mais interessantes, explorar os principais itens mais pesquisados, de determinado país e em determinado ano. Uma ferramenta completíssima que não pode faltar para quem trabalha com produção de conteúdo e anúncios no Adwords.

Google Alertas

 

Como você monitora o que dizem a respeito do seu negócio na web? Ou sobre os seus produtos? Com o Google Alertas é possível monitorar toda a web, você determina que termo deseja cadastrar nos alertas, escolhe uma frequência para receber os alertas, o tipo de fonte, seja notícia, vídeo, blogs entre outros, o idioma, a região, quantos alertas deseja ver, podendo escolher entre todos ou somente os melhores resultados, por último você adiciona o seu e-mail para que possa receber os alertas a respeito do termo que você colocou. A ferramenta serve para monitorar qualquer termo na web, não necessita ser exclusivamente para termos exclusivos da sua empresa, você pode utilizar para monitorar termos ligados a seus concorrentes, assim tomar as devidas medidas para que sempre esteja a frente dos mesmos.  

Test My Site – Think With Google

 

Como você já deve saber, as buscas em dispositivos móveis já superaram as buscas por desktop já faz algum tempo. Então é muito importante que você crie um site fácil de usar em todos os dispositivos móveis, como tablets, smartphones, etc. Com o Test My Site é possível que você faça um teste e descubra se seu site é otimizado para os usuários móveis, o melhor da ferramenta é que ela fornece explicações muito claras e objetivas do que precisa ser feito e qual o motivo dessa otimização. Ao inserir seu site e clicar em testar agora, você receberá notas em 3 quesitos: 

Otimização para dispositivos móveis: Este item está diretamente relacionado a questão de utilização do site nos dispositivos móveis, como botões para clicar e outros recursos.

Velocidade em dispositivos móveis: É levado em consideração o tempo de carregamento do mesmo em smartphone e outros aparelhos, você sabia que usuários tendem a abandonar o site se ele demora mais de 3 segundos para carregar?

Velocidade em computadores: Quanto tempo seu site leva para carregar em computadores? As pessoas esperam que seu site carregue instantemente, então quanto mais demorar pior será para você.

Conclusão

Há quem diga que o Google não gosta de seu website, o que é uma tremenda mentira. O Google quer que você vá bem sim e conquiste boas posições, porém ele deseja que você forneça um bom website também. Fique por dentro dos próximos conteúdos que virão e não deixe de fazer nossa avaliação nela vamos sugerir melhorias interessantes para que você possa otimizar o seu site. Utilize todas as ferramentas aqui citadas a seu favor.  

 

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