Como engajar diferentes públicos de forma eficiente?

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Como engajar diferentes públicos de forma eficiente?

O marketing sempre teve a premissa histórica de nutrir a relação marca/consumidor. Seu objetivo sempre foi aproximar esses dois elos do mercado. Com o digital, novas possibilidades de atração foram criadas e tanto marcas, quanto profissionais do setor visualizaram novas estratégias.

Já sabemos que 60% dos consumidores hoje decidem pela compra antes mesmo de entrar em contato com um vendedor. Isso nos remete à análise da presença digital de nossas marcas.  Sites, blog, redes sociais todas essas formas de interação precisam ser gerenciados e atualizados com conteúdos, relevantes, constantemente. Mas, como lidar de forma eficiente com tantos públicos distintos na internet?

É aí que a automação de marketing se faz tão importante. Ela se tornou um importante mecanismo que permite entender melhor o comportamento do consumidor e criar ações mais assertivas para cada um deles. Hoje, a experiência de compra oferecida é um dos fatores decisivos no engajamento do público e ter ações inteligentes para isso é fundamental.

A automação de marketing procura otimizar esses processos, obviamente, automatizando grande parte deles com a ajuda de softwares. Esses, terão como meta ordenar a prioridade das tarefas e contribuir para a coleta e análise de informações sobre seus leads ou prospects.

Segmentar é o grande segredo da eficiência das atuais campanhas de marketing. A automação permite que isso seja feito de forma ágil e coerente. Pesquisas recentes revelaram que o envio de conteúdos relevantes e educativos de forma automatizada podem ampliar as conversões, principalmente para negócios B2B. Esse dado resume o principal motivo dos investimentos no marketing de atração.

Para cada tipo de consumidor, um conteúdo. Para cada etapa da jornada de compra, um conteúdo. Para cada intenção do consumidor, um novo conteúdo. E para que essa estratégia seja eficiente, somente a automação não será suficiente. É preciso ter um bom planejamento. Ações estratégicas, boas táticas de marketing e objetivos bem claros.

Afinal, a tecnologia é apenas a ferramenta de automação ou distribuição desses conteúdos através do levantamento de dados. Mas, o conhecimento estratégico, a análise do comportamento do consumidor com base na expertise do negócio e em relacionamentos não virtuais ainda são necessários para o sucesso.

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