A importância do conteúdo de relevância

Voltar
A importância do conteúdo de relevância

O que é relevância para você? E um conteúdo relevante, o que seria? Em nosso dia a dia processamos milhares de informações, porém apenas assimilamos aquelas com as quais mais nos identificamos. Seja no Facebook, ou em sites de notícias, somos bombardeados diariamente por trilhões de kilobytes de informações, relevantes e irrelevantes.

Essa distinção dependerá do contexto em que a informação está inserida. Uma dona de casa está procurando por um modelo de refrigerador específico: o “Refrigerador Frost Free Duplex”. Esse é o modelo que ela deseja cegamente comprar, pois sua filha mais velha possui um modelo igual, e ela se apaixonou pelo eletrodoméstico. Como já estava pensando em comprar um novo, resolveu pesquisar no Google.

Ela vai até o nosso querido Google e pesquisa o termo. Lhe aparece dezenas de resultados. Ela fica paralisada com a quantidade de resultados e não sabe por onde começar. Agora, ela precisa encontrar algo que atenda sua necessidade: uma geladeira acima de 400 litros e que custe no máximo R$ 3.000,00. Pronto! Agora já sabemos as “dores” de D. Ana. Ela clica no primeiro site da marca desejada e dentro do site ela encontra diversos modelos de geladeira, para sermos mais exatos ela achará mais de 20 modelos. 

Bom até aí tudo bem. Mas D. Ana almeja um modelo específico e não tem paciência para procura dentro deste site. A ausência dessa navegação interfere diretamente na redução da relevância do conteúdo da fabricante. E você pode questionar o motivo pelo qual a relevância nesse caso é menor. O principal motivo está em ser uma página genérica. Apesar de podermos filtrar a busca de acordo com nossa necessidade, ela deixa a desejar ao não ser mais específica. 

Ela abandona a página e vai direto para uma página de e-commerce que lhe apareceu na lista. Abrindo o site, já lhe aparece o modelo procurado: um refrigerador com mais de 400L e abaixo do orçamento total, além de ter um desconto bem chamativo. Ao rolar a página, ela consegue encontrar mais detalhes do refrigerador. Detalhes que também poderiam ser encontrados no site anterior, especificações técnicas, imagens do produto, entre outras informações. Porém, um detalhe foi fundamental na hora de fazer a compra: saber qual era a opinião das outras pessoas que compraram essa geladeira.

Agora o que esses dois exemplos têm a ver com o texto? Significado da palavra relevância: Algo que possui importância. Qual página conseguiu demonstrar a maior importância para a D. Ana, a página da marca com mais de 20opções para escolha ou a da loja virtual, que lhe deu um modelo específico e mais as avaliações dos usuários que compraram o refrigerador?

Isso é ser relevante. Oferecer algo que seu “concorrente” não oferece e diretamente ligado as necessidades de informação dos usuários. No caso das geladeiras foram as opiniões de quem já comprou o refrigerador. E na sua empresa o que pode ser? Quais informações seus potenciais clientes querem saber? Entregue essas respostas a eles. Mostre relevância e conhecimento através de conteúdos bem estruturados.

Ofereça o que seu usuário está procurando e vá além. No marketing digital existem milhares de formas de você criar conteúdos relevantes, podem ser textos, vídeos, infográficos… Se você for relevante contará com um público fiel a sua marca.

Imagens relacionadas

Voltar
Carregando...
Top