Facebook Analytics: Como e porque mensurar o desempenho de sua fan page

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Facebook Analytics: Como e porque mensurar o desempenho de sua fan page

Quais são suas as metas mensais a serem alcançadas dentro do Facebook? Como sabe que está atingindo os resultados? Não adianta de nada ter a melhor estratégia de marketing de conteúdo dentro das redes sociais se não há mensuração dos resultados. Primeiro é preciso entender o que deve mensurado para validar ou não sua estratégia. Se seu objetivo é aumentar a base de fãs deve-se ficar de olho nos números apresentados no Facebook Insights. Por falar em insights, espero que você utilize essa poderosa ferramenta que o próprio Facebook disponibiliza gratuitamente para os administradores de páginas.

Para os desligados de plantão, o Facebook Insights é o analytics da rede social. Nela é possível ter uma visão geral de como anda o desempenho de sua fan page. Número de fãs, alcance de publicações, horários e dias que seus seguidores estão mais presentes na rede. Avaliar desempenhos de postagens impulsionadas, entre outras dezenas de funções. Agora, por que ficar de olho nesses números? Como você descobrirá que seus fãs gostam mais de vídeos ou de imagens? No Insights basta olhar na parte de publicações, aparecerá para você a publicação em si, tipo de publicação (vídeo, imagem, links, etc), direcionamento (público) se compartilhou em modo público ou privado, o alcance dessa publicação e o envolvimento com a publicação, por último, mas não menos importante o promover.

Fique sempre de olho no envolvimento. Ele é uma espécie de termômetro para você medir o que engaja mais e o que engaja menos na rede social. Vamos detalhar um pouco mais como o Insights funciona.

Informações (Insights): Visão Geral

Nessa aba você terá um apanhado geral de informações sobre a fan page que você administra. Coisas como ações que aconteceram na página (clicks em geral), número de visualizações, curtidas dentro de um determinado período de tempo, alcance da página, envolvimento e informações sobre vídeos. Logo abaixo terá informações sobre os últimos posts promovidos. Irão ser apresentados dados como número de pessoas alcançadas, envolvimento e quanto foi gasto nessa campanha, se houver impulsionamento. Depois poderemos visualizar os últimos 5 posts feitos na página, data, publicação, tipo de publicação, direcionamento, o alcance, envolvimento, promover. Em cima tem uma legenda com o que as cores significam, laranja forte mostra o público alcançado com patrocínio, ou seja, pessoas que viram sua publicação devido que você investiu nela para ser mostrada, laranja fraco são pessoas que virão “organicamente” sem custo para sua fan page.

Páginas para acompanhar

Talvez um dos meus recursos favoritos dentro da ferramenta. Ali é possível acompanhar o crescimento e trabalho dentro da rede social de seus concorrentes. Informações sobre o aumento do número de curtidores, a quantidade de posts que fez na semana e o envolvimento na página durante a semana. Essas informações geralmente são semanais. Pode se colocar até seis páginas para se acompanhar e fazer comparações. Lembre-se de colocar a sua página junto das seis.  

Informações (Insights): Promotions

Como o próprio nome sugere, aqui vai estar presente todas as suas publicações promovidas. Dados como, qual publicação, se a campanha terminou ou não, quem promoveu, o alcance dela, envolvimento e quanto foi gasto para sua promoção. Se clicar em uma promoção específica uma nova janela irá se abrir, abrindo uma aba mostrando para quem foi exibida e qual a tecnologia usada na visualização (desktop ou mobile). Também irá aparecer as ações (quantidade de curtidas, clicks nos links, em compartilhar). Outra aba presente é a de pessoas onde você encontra informações sobre seus fãs: sexo, idade, tudo em forma de porcentagens e países que sua promoção foi exibida.

Informações (Insights): Curtidas

Sem muito segredo nessa parte. Aqui é onde irá conter informações sobre as curtidas da página: total de curtidas até o dia e um gráfico mostrando o crescimento. Total líquido de curtidas: nessa parte irá ter as descurtidas, curtidas orgânicas, curtidas pagas e o total líquido de curtidas. Também consta onde essas curtidas ocorreram. Se foi dentro da sua página mesmo ou através de anúncios, desktops sem categoria ou através de sugestões de páginas do Facebook.

Informações (Insights): Alcance

O alcance é simples de ser interpretado. Ele nada mais é que o número de pessoas para o qual seu conteúdo foi exibido. A cor laranja forte representa o alcance pago e cor laranja fraco representa o orgânico. Reações, comentários e compartilhamentos são exibidos em um gráfico abaixo. Pode-se encontrar os tipos de reações: curtidas, amei, triste, uau, haha e grr. Uma métrica interessante também é a de ocultar, denunciar como spam e descurtidas. Fique sempre de olho nelas para saber como seu conteúdo está impactando os seus seguidores. Por final temos o alcance total. Ele representa o número de pessoas que receberam alguma publicação de sua página ou feita na sua página por alguém.

Informações (Insights): Visualização da página

 Visualizações na página mostram quantas pessoas visualizaram a página em um determinado período de tempo. Quais a principais seções que olham…  No gráfico principais de fontes é fácil saber de onde essas pessoas estão vindo. Se é diretamente do Facebook ou do google.

Informações (Insights): Actions on page

Se quer saber qual foi o número total de ações dentro da página está é a seção correta. Todas as ações se resumem a cliques, no telefone, site, em como chegar, no botão de ação. Outra informação que pode ser utilizada é saber qual a faixa etária das pessoas que clicam, gênero, país, cidade entre outros.

Informações (Insights): Publicações

Quer saber qual o melhor horário para postar? Que tipo de publicação funciona melhor? O dia em que a maioria da base de fãs está ativo? A aba publicações é o lugar certo. Para saber o melhor horário para publicar em sua fan page, basta clicar em “Quando seus fãs estiverem conectados”, você verá números de uma semana inteira, quantidade de fãs e horários. Em “Tipos de publicações” conseguirá identificar qual o melhor formato de publicação, o alcance dessas publicações e o envolvimento com ela.

Em Principais publicações de páginas que você acompanha, lhe será apresentado as últimas publicações de seus concorrentes e o alcance total das mesmas. Sempre fique de olho no que sua concorrência anda fazendo.

Informações (Insights): Eventos

Para quem trabalha com eventos essa parte do insights pode ser muito útil. Consta ali informações como o alcance do evento, visualizações da página do evento, o envolvimento das pessoas e por último os cliques em comprar ingresso. Em baixo será mostrado os próximos eventos da sua página.

Informações (Insights): Vídeos

Contém informações como alcance dos vídeos, pago e orgânico. Número de vezes que eles foram visualizados. E por final os principais vídeos visualizados da sua página. 

Informações (Insights): Pessoas

Talvez uma das melhores coisas que o Facebook pode nos oferecer. Informações sobre o perfil dos seus seguidores, qual o sexo, idade, cidade, país entre outros detalhes. Você consegue conhecer quem é sua base de fãs, além de saber quem é o público que você realmente alcança com suas publicações e o público que se envolve com elas. Essas informações são muito, mas muito relevante em uma estratégia de marketing digital. Você precisa saber quem é seu público, certo? E impactá-lo de uma maneira certa. Criar conteúdo voltado para ele e verificar se realmente está atingindo-o bastará usar esta área para se ter uma ideia se sua estratégia está realmente atingindo as pessoas certas.

Informações (Insights): Local e mensagens

Quem tem um local físico como uma padaria ou restaurante pode se beneficiar ao saber qual público se encontra nas redondezas. Também o horário de pico desses usuários entre outras informações. Podemos dizer que é através dessas informações que você sabe que na faixa etária de 25-30 anos, o horário de maior movimento será entre 13 e 14 horas, principalmente as segundas-feiras. Como se beneficiar disso? Utilize anúncios voltados para esse público específico, com certeza você poderá atender alguma necessidade deles.

Desempenhos do anuncio: compare informações de gastos dos seus anúncios e as pessoas alcançadas por eles em um raio de 50 metros. Entre outros dados demográficos, se você tem uma padaria informações sobre o público da região pode ser uma grande vantagem competitiva.

Em mensagens você poderá saber o número de mensagens que sua página recebeu em um determinado período de tempo.

Conclusão

Mesmo que você não tenha dinheiro para investir em marketing, utilizar ferramentas gratuitas como o insights já é suficiente para se fazer um trabalho incrível dentro da rede social. Monitorar os primeiros resultados é de extrema importância para aplicar métricas realmente relevantes as suas metas e ao seu negócio.

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