Entenda o BIG DATA e para que ele serve

Voltar
Entenda o BIG DATA e para que ele serve

Vivemos a era mais conectada de todos os tempos. Milhares de informações sendo geradas a todo instante no mundo virtual. Um fluxo de variedades, textos, vídeos, áudios… Todo esse volume gigantesco de dados, estruturados ou não, é chamado de BIG DATA.

Mas, mais importante do que entender o que é o BIG DATA é compreender o que fazer com todas essas informações. Não adianta termos milhares de informações sobre usuários de nosso site, por exemplo, se não saberemos o que pode ser feito com esses dados para atingir melhores resultados em nossa estratégia.

Você deve estar se perguntando como as empresas conseguem ter acesso a todas essas informações. Já passou a ser perseguido por um produto específico ou uma promoção depois que você entrou em um site e saiu sem comprar nada? A coleta de informações começa a partir do momento que você acessa o site. Este mesmo instala um cookie no disco rígido do seu computador.

Através desse cookie ele monitora toda vez que você volta para o site. Através de outras ferramentas de publicidade online eles lhe acompanharão em diversos lugares para lhe oferecer o produto ou serviço que você demonstrou interesse.

Lembra dos sites de relacionamento como Facebook, Instagram ou os sites de lojas, aplicativos, jogos online, quando eles pedem para você ler os termos de uso deles, mas você não lê? É lá que começa a coleta de dados, quando você “Aceita ou Concorda” com os termos de uso, já se sabe muito sobre você.

A maioria dessas empresas utiliza esses dados a seu favor. Para entender melhor como se comporta o usuário, o que ele gosta ou que não gosta no serviço. Assim conseguindo otimizar ainda mais seu produto ou serviço de uma maneira ágil de acordo com os gostos dos usuários. 

Além de melhorar produtos e serviços, elas podem fazer previsões de novos produtos que possam suprir uma necessidade futura, identificando tendências atuais. Entenda na prática como a Netflix utiliza o BIG DATA:

A Netflix é uma empresa de distribuição de filmes e séries online via streaming, com mais de 80 milhões de usuários pelo mundo. Eles têm os dados que precisam sobre seus usuários. Eles sabem quais são suas séries favoritas, quais os horários que você assiste, em que tipo de tela que você assiste.

Foi com todas essas informações que a empresa emplacou um dos seus maiores seriados de todos os tempos o House Of Cards, ao analisar e cruzar todos os dados disponíveis na plataforma, analisar seriados mais assistidos, tempo de duração, quantidade de episódios assistidos entre outras informações, resolveram criar um seriado de drama político.

Eles sabiam que a série teria um grande sucesso entre os usuários da plataforma. Outro grande ponto do uso do BIG DATA na série, fez com que eles lançassem todos os episódios de uma vez só, diferente dos seriados da televisão onde é lançado um episódio por semana, eles sabiam que seus usuários tinham o hábito de assistir diversos episódios de uma única vez, então optaram por disponibilizar todos de uma vez.

E foi através de informações estruturadas que eles conseguiram esse sucesso com o seriado. As informações que precisamos estão todas disponíveis na web, basta agrupá-las de uma maneira lógica levando em consideração os 5 Vs do BIG DATA: Volume, Variedade, Veracidade, Velocidade e Valor.

Gostou do artigo de hoje? Deixe seu comentário a respeito do BIG DATA, ou compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Imagens relacionadas

Voltar
Carregando...
Top