5 sinais que sua comunicação está errada

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5 sinais que sua comunicação está errada

Se comunicar de uma maneira correta e eficaz talvez seja um dos maiores desafios para as empresas. Afinal são tantos canais, tantas formas de interagir, que acabam confundindo o empresário na hora de escolher qual a melhor maneira de se comunicar com o público alvo e o fazer ouvir sua mensagem.

Atrair a atenção do consumidor está cada vez mais difícil e por isso investir em uma comunicação customizada e visando oferecer a melhor experiência de compra e relacionamento é uma boa escolha.

Listamos aqui 5 sinais de que sua comunicação está errada e como você pode consertá-los:

Não saber quem é seu público alvo

Talvez um dos principais erros na hora de se comunicar seja não saber para quem comunicar. Mas, qual a definição de público alvo? Uma parcela da população que possui características e interesses em comum e que possam ter interesse em produto ou serviço específico. 

Exemplo: Homens, acima dos 30 anos que trabalham em escritórios, seriam um exemplo de público para uma loja de trajes executivos.

Sempre tenha em mente quem é seu público. Tendo isso em vista fica muito mais fácil se comunicar. Assim como, criar uma identidade e posicionamento em uma determinada rede social.

Feedback negativo ou ausente

Saber a opinião do cliente é muito importante, principalmente se ela for negativa. Acredite um cliente satisfeito é benéfico para sua empresa, porém um cliente insatisfeito pode ser 10x mais destrutivo para sua marca.

Se está recebendo feedback ruim procure entender o que está gerando o problema e resolva o quanto antes. Não deixe seu cliente esperando. Todos nós somos clientes e já passamos por experiências ruins de compra.

Olhe seu canal de comunicação com seu cliente e analise se ele está sendo eficiente. Os clientes se comunicam através dele com você? Tem um espaço aberto para dúvidas ou sugestões? Tem atendimento diferenciado para tirar dúvidas?

Querer estar em todas as redes

Quantos perfis em diferentes redes sociais sua empresa possui? Vários? Todos eles trazem resultado justificável para a quantidade de perfis? 

Você pode ter uma conta em cada rede social no mundo, postar o melhor conteúdo que existe e mesmo assim falhar. Se seu possível cliente utiliza duas ou três redes sociais, por que estar na maioria delas?

É tempo desperdiçado estar em todos os lugares. O tempo gasto para gerar conteúdo, monitorar, pode ter sido jogado fora se e ele não tiver foco e ROI. Se tivesse apenas nas redes onde seus potenciais clientes estão, criando algo realmente bom para eles, poderia estar tendo o dobro de retorno.

Seu site e suas mídias não crescem 

Qual a função do seu site para seu negócio? Qual a função do seu perfil no Facebook? É preciso ter estratégias para que eles continuem crescendo dia após dia.

Não basta apenas criar o site e deixá-lo a mercê dos mecanismos de busca. É preciso proporcionar a melhor experiência de navegação, o melhor conteúdo, para que o usuário volte para seu site e indique para amigos. Se possível crie um formulário de captura de e-mail para que possa avisar quando irá haver uma oferta diferenciada.

As pessoas fazem pesquisa na internet, por isso é muito importante você ser a fonte de consulta sobre o seu setor. No Facebook como já dissemos antes, se relacionar e também gerar tráfego para seu site.

Não ter o conteúdo certo na hora certa

Finalmente a mensagem, ou melhor o conteúdo, aquilo que você comunica para seu pública é feito sob medida para aquele público? Está trazendo bons resultados?

Clientes passam por momentos diferentes de compras. Alguns compram no primeiro contato com a empresa, outros demoram um pouco por preferir adquirir confiança com a mesma. 

O que queremos dizer com a mensagem certa, na hora certa? Simples, esteja ciente de todos os momentos de compra do seu cliente. Crie conteúdos para sanar dúvidas dos que ainda não compraram. Utilize das avaliações e feedback positivos a seu favor para demonstrar que sua empresa é a melhor opção.

Por exemplo: digamos que seu cliente procure na web por um produto x, que sua loja vende. Em seu site o aconselhável é que você tenha um review completo sobre o produto, opiniões dos clientes, principais funções...

Em uma página matamos algumas etapas da jornada de compra como reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de comprar ou não.

Agora o cliente comprou o produto mais veio com defeito, o que seria correto? Ter uma área exclusiva para resolução deste tipo de problema, facilitando a vida do cliente. Ter um espaço explicando como funciona o procedimento de troca, tempo que leva, entre outros detalhes.

Vamos relembrar todos os pontos:

Não entender quem é o público alvo

Feedback negativo ou ausente 

Diversificação de canais exagerada

Site e redes sociais não crescem

O conteúdo certo na hora certa

Investir em uma estratégia de comunicação pode ser a chave para o sucesso ou fracasso da sua empresa. Fique sempre atento as melhores maneiras de se comunicar com a sua audiência. Se ficou alguma dúvida entre em contato conosco.                                                                                                                                                               

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